:
:
:

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

REGISTE-SE

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

Blog

WhatsApp: Função “Ditado”

Aplicações

17 Junho 2017

WhatsApp: Função “Ditado”

WhatsApp: Função “Ditado”

Sabe que pode transformar o seu áudio em texto?


Em conversas com amigos, ou em qualquer outro contexto, a mensagem de voz tem vindo a ganhar imensos adeptos. Ou pelo desencadear ágil que confere a qualquer conversa ou porque simplesmente as pessoas não querem perder muito tempo a escrever um texto. O “tempo” é um bem precioso hoje em dia.


Contudo, há a considerar que algumas pessoas simplesmente não gostam de receber uma mensagem de voz, principalmente se for muito demorada. Por outro lado, muitas vezes não podem ou não conseguem ouvir uma mensagem de áudio, por estarem no trabalho ou na rua, por exemplo.  Pois bem, por isso mesmo é que tão importante a função do “ditado”, que permite que você dite a mensagem e a mesma seja depois enviada em formato de texto.


Esta função não é conhecida de todos mas está presente no iOS e Android, mais concretamente no próprio teclado de texto, com um ícone muito similar ao utilizado para enviar mensagem de voz.


Vamos agora revelar-lhe, como poderá aceder a esta função no WhatsApp, primeiro no iPhone e depois no Android, embora em ambos todo o processo seja muito semelhante.


iPhone

 

1. Após abrir o WhatsApp, escolha a pessoa para quem pretende enviar uma mensagem. Com o teclado da conversa aberta, toque no símbolo do microfone, ao lado da barra de espaço.            


undefined    

 

2. Logo de seguida aparecerá uma mensagem a perguntar se deseja ativar a função.

Para o fazer, basta clicar em “Ativar Ditado”. Note que, em vez das letras, irá aparecer uma modulação de áudio. Agora, é só  falar/ditar a mensagem , seleccionando por fim a opção de “Enviar”.


undefined

 

Android

 

1. Também aqui terá que abrir uma conversa no WhatsApp e, em vez de digitar o texto, deverá tocar no símbolo do microfone, na parte direita do teclado.  


undefined

 

2. Agora terá apenas que clicar no botão do microfone, que aparece no lugar onde fica o teclado e ditar/falar a mensagem que pretende enviar.

 

undefined

 

Altura em que se pergunta: Mas será que esta opção funciona mesmo?

 

Pelo que conseguimos testar, dificilmente as palavras escolhidas saem de maneira inesperada ou diferente do que foi falado. Alguns erros podem aparecer, mas praticamente não acontece.

No iOS esta função de ditado acaba por ser mais completa, uma vez que o mesmo “entende” as pontuações, desde que sejam ditadas.

O único senão que podemos apontar é um certo delay entre o ditado e a transcrição do que foi dito, mas nada que seja flagrante.

E você desse lado? Já conhecia a função? Acha-a relevante?