:
:
:

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

REGISTE-SE

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

Blog

Opção Smart Lock.

Truques&Dicas

03 Junho 2017

Opção Smart Lock.

Opção Smart Lock.

Hoje em dia é senso comum termos a preocupação de programar um PIN, senha ou padrão de bloqueio para o nosso smartphone. Até aí acho que estamos todos de acordo.


Contudo, o que veio agora criar burburinho, são as versões mais recentes do Android, que implementaram recursos específicos para desbloquear o seu smartphone, sem necessidade de senhas, padrões de bloqueio ou o uso do leitor de impressões digitais. E como? Tudo através da opção Smart Lock, que identifica se é o proprietário do aparelho que está na posse do mesmo, desbloqueando o acesso ao mesmo, que pode ser feito de diversas formas.


Antes de avançarmos para as diversas opções de desbloqueio que o Smart Lock oferece, retenha um conselho importante. Escolha apenas um tipo de configuração para o Smart Lock, pois se selecionar todas de uma só vez, poderá deixar o seu aparelho menos seguro e mais suscetível de invasões.


Agora sim, vamos lá.


1.Desbloqueie o seu smartphone mesmo quando ele estiver guardado.

 

Quantas e quantas vezes, após verificar algo no seu smartphone, para depois o guardar logo de seguida, não se lembra que precisa ainda de mandar aquela mensagem ou responder a um post de um amigo? Para evitar ter que desbloqueá-lo novamente, com a inserção de senha ou da sequência correta de um padrão, poderá em contrapartida, programar o Android para deixar o seu aparelho desbloqueado sempre que o mesmo estiver perto de si. O próprio aparelho, através de sensores de movimento, consegue reconhecer que o seu smartphone está, por exemplo, nos bolsos das suas calças, dentro da sua carteira, etc.


Esta opção é ativada em “Configurações”, “Segurança”, “Smart Lock”. Confirme depois o tipo de bloqueio que tinha e clique em “Deteção de Bolso”, para ativar a função.


undefined


2. Desbloqueie em lugares específicos

 

Imagine ambientes familiares, como a sua casa ou local de trabalho. É natural que aqui não existam motivos aparentes para ter de inserir uma senha ou padrão sempre que queira aceder ao seu smartphone.


A pensar nisto, a função Smart Lock disponibiliza a opção para configurar lugares da sua confiança. Mas atenção! Só podem ser configurados lugares com um raio de distância de até 80 metros, de onde você está. Aceda a “Configurações”, “Segurança”, “Smart Lock” e “Lugares confiáveis”. Nesta ultima opção, adicione uma localidade, como a sua residência ou local de trabalho, dê um nome para a mesma e conclua a tarefa. A partir daí, sempre que o Android detetar que está naquele raio específico, o sistema manterá o aparelho desbloqueado.

 

3. Desbloqueie o seu smartphone usando outros dispositivos


Se ao configurar os seus lugares de confiança constatar que determinada localização pretendida representa uma área bastante superior a 80 metros, logo não consegue manter o seu smartphone desbloqueado, a dica é reduzir essa distância a poucos centímetros, ao validar um dispositivo confiável com tecnologia Bluetooth.


Caso não queira usar o Bluetooth, poderá ainda considerar a opção do NFC, que limita ainda mais a área de reconhecimento, para até 20 centímetros. Basta que o dispositivo tenha um adesivo NFC.


Para adicionar um dispositivo confiável, terá que aceder a "Configurações", "Segurança", "Smart Lock", "Dispositivos confiáveis", e seguir as instruções.


undefined


4. Desbloqueie o seu smartphone através de uma selfie

 

Os três métodos que já referimos neste artigo, embora sejam os mais seguros, baseiam-se mais na dedução do que na identificação, de que de facto é o proprietário do smartphone a determinar a ação.


Importa por isso falar agora do reconhecimento facial mediante a câmara frontal do smartphone.  


Selecione a opção "Configurações", "Segurança", "Smart Lock", "Rosto de confiança" e clique em "Configurar”. Após esta primeira etapa, escolha um local nem muito claro nem muito escuro e segure o smartphone ao nível dos olhos. Na próxima janela, o sistema irá fazer uma espécie de scan ao seu rosto para concluir o processo.

 

5. Desbloqueie o seu smartphone usando a sua voz

 

Para além das selfies, poderá ainda usar a sua voz para desbloquear o seu smartphone. Precisa apenas aceder à opção "Configurações", "Segurança", "Smart Lock", "Voz de confiança" e marcar as duas primeiras opções - "A partir do Google app" e "Em qualquer ecrã" - para desbloquear uma terceira "Voz de confiança".


Logo a seguir será pedido que você diga "Ok Google" três vezes para gravar o tom da sua voz. Após isto e sempre que desbloquear o seu smartphone, aparecerá uma janela de "A ouvir" no ecrã inicial, por forma a reconhecer sua voz.


undefined