:
:
:

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

REGISTE-SE

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

Blog

Google dicas para uma pesquisa eficiente

Truques&Dicas

05 Maio 2017

Google dicas para uma pesquisa eficiente

Google dicas para uma pesquisa eficiente

Para a grande maioria de nós, o Google é sem dúvida alguma o motor de busca de eleição. Tudo parece bastante simples: basta digitar algumas palavras, clicar em “Enter” e os resultados pretendidos supostamente aparecem logo na primeira página. Contudo, por vezes, estes resultados não se traduzem na página específica pretendida, e é aqui que convém saber como contornar a situação.


De facto, pesquisar no Google vai para além de escrever uma ou duas palavras e, com a inclusão de alguns caracteres, é bem possível aprimorar o mecanismo de procura pelo que pretendemos.


Pensando agora em facilitar-lhe a vida, selecionamos algumas dicas importantes para quando for pesquisar no Google:

 

1. Se possível, pense em que categoria se insere a sua pesquisa

Uma das primeiras coisas da fazer quando for pesquisar nesta ferramenta de trabalho, é tentar “encaixar” ou restringir a sua pesquisar na categoria adequada: vídeos, imagens, notícias, mapas, etc. Desta forma vai conseguir usar o Google de forma mais precisa e ágil.


undefined


 

 

2. Procure apenas em sites e domínios específicos

Esta dica aplica-se quando o seu objetivo é procurar por algo em um único site. Terá que filtrar a sua busca para este domínio e usar o comando “site”. Por exemplo, caso esteja à procura de todas promoções da Phone House terá que escrever no motor de busca: "promoções site:phonehouse.pt". Todos os resultados que vão aparecer estão restritos ao nosso site.

 

 undefined


3. Use aspas para procurar termos e frases específicas

Para encontrar algum texto com um termo ou frase específica, use sempre aspas. O Google irá identificar que procura exatamente essa frase, exibindo posteriormente resultados em que a mesma aparece por completo.

 

4. Exclua sites ou palavras

Para excluir um determinado site ou palavra nos seus resultados, apenas terá que inserir um hífen antes da página que pretende excluir.

Esta dica acaba por ser bastante útil, caso procure por palavras usadas com mais de um significado. Por exemplo, ao digitar “jaguar” o primeiro resultado gerado automaticamente remete para a marca de carros de luxo. Contudo, caso queira pesquisar pelo animal jaguar, terá então que digitar "jaguar -car" ou "jaguar -carro - auto" para aumentar a exibição de resultados que remetam para o animal.

 

5. Use asterisco em idiomas ou frases incompletas

Caso tenha alguma frase ou idioma que não consiga lembrar-se por completo, basta digitar um asterisco (*) para substituir as palavras esquecidas. Veja este caso: "deus * quem * madruga". Na maior parte das vezes, o Google vai sugerir resultados que podem ser exatamente aquilo que procura.


undefined

 

 

6. Abra um site em cache

Quantas vezes não reparou que o conteúdo que visualizou num determinado site, no dia seguinte já não está disponível na mesma plataforma? Todavia, se o Google armazenou esse determinado domínio, é possível ver a informação que foi apagada, ao abrir o site em cache, que não é mais que uma cópia das páginas da internet rastreadas pelo robô Googlebot.

 

7. Pesquise apenas por formatos específicos

Poderá igualmente filtrar os seus resultados, se quiser que os mesmos apareçam em determinado formato. O que precisa de fazer? Digite o que procura, para logo inserir o comando "filetype:" junto da abreviação do formato de arquivo. Exemplo: "ciência filetype:pdf".

 

8. Aceda a imagens maiores

Nem sempre as fotos que guardamos têm a resolução adequada, quando comparadas com as originais. É por isso que é importante saber que o Google permite que você pesquise por mais resultados de uma mesma foto, podendo até encontrar a imagem original.

 

Para isso, vá até ao site do Google e aceda à opção "Imagens". No campo de procura arraste do seu PC uma foto até ao campo em branco ou clique no ícone de câmara "Pesquisa por imagem" para colar o URL ou enviar uma fotografia. Feito isto, o Google exibe qualquer outra imagem já publicada, com as mesmas características e, na maior parte das vezes, com maior qualidade e resolução.

 

9. Acompanhe o seu pedido

O Google ajuda-o a acompanhar a evolução do estado das compras que fez online. Para isso, só é preciso colar o número do pedido direto na ferramenta de procura - o próprio Google reconhece ser uma sequência numérica de compras virtuais - para que o site em causa seja exibido, podendo assim aceder ao seu pedido. Ainda é possível digitar "acompanhar pedido" para que a busca mostre a página exata destinada a essa função.

 

10. Procure por termos específicos no corpo ou título do texto ou URL

Existem três comandos muito úteis caso precise encontrar um determinado conteúdo específico de um artigo ou URL. Passamos a citá-los:

 

inurl: limita os resultados para termos localizados apenas em um URL;

intext: para termos no corpo do texto;

intitle: para termos no título de um artigo ou página.