:
:
:

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

REGISTE-SE

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

Blog

Descubra quem anda a usar a sua rede de Wi-Fi

Aplicações

24 Março 2017

Descubra quem anda a usar a sua rede de Wi-Fi

Descubra quem anda a usar a sua rede de Wi-Fi

Quantas vezes já sentiu que a sua internet está mais lenta que o habitual? Muito provavelmente isto acontece porque há dispositivos que estão ligados ao seu Wi-Fi de forma indevida. Outro risco que advém deste uso “abusivo”, é que poderá estar a compartilhar dados pessoais, comprometendo a sua segurança online.

Por tudo isto é importante conhecer algumas opções de programas e apps que lhe vão permitir uma análise completa da sua rede de Wi-Fi, evidenciando todas as portas de IP utilizadas e cada aparelho que está conectado.


PROGRAMAS PARA O SEU COMPUTADOR


Wireless Network Watcher

Este programa é muito prático porque não precisa de o instalar para usufruir de tudo o que ele pode fazer por si. Este recurso faz um rastreamento completo de todos os dispositivos que estão conectados à sua rede wireless. Ao clicar em cada dispositivo, poderá aceder a informações sobre o IP, nome, se está ativo no momento, entre outros. Este programa tem interface em inglês, é gratuito e funciona no Windows a partir da versão 2000, e inclusive no recente Windows 10.


SoftPerfect WiFi Guard

Funciona em português e tem um interface extremamente fácil de usar. A análise à rede wireless faz-se em alguns segundos, após os quais é apresentado uma lista de todos os dispositivos que estão conectados à mesma. Os aparelhos desconhecidos vão aparecer com um marcador vermelho, enquanto os que são conhecidos ficam a verde. Tem ainda a opção para selecionar determinado endereço IP na análise, adicionar um alerta sonoro ou comando específicos na deteção. Este programa é gratuito para o Windows (a partir do XP).


undefined



PROGRAMAS PARA O SEU SMARTPHONE


Tether TP-Link

Esta app é gratuita e específica para detetar os dispositivos conectados ao router da TP-Link via Wi-Fi, através de um smartphone ou tablet. O Tether TP-Link está disponível em português para Android, a partir da versão 4.0 e iOS, precisando apenas de ter um modelo de router compatível, para conseguir fazer a análise de rede. Com este recurso será possível identificar os intrusos na rede Wi-Fi de forma simples, obtendo informações sobre cada aparelho que está conectado, porta IP utilizada ou endereço MAC.


Fing

Para além de detetar todos os aparelhos conectados, o Fing descreve o router, o modelo do smartphone ou computador, ou até o Chromecast. É ainda possível aceder a dados avançados da rede e ver as especificidades de cada aparelho. Está disponível para Android, a partir da versão 4.1, e iOS.


Who Use My WiFi?

Com interface em português, o rastreamento pode ser feito quantas vezes quiser. Ao apontar todos os smartphones e computadores que estão a usar a sua rede, poderá assim detetar quem está a usar a sua rede de wireless indevidamente. Esta app é gratuita, muito intuitiva e simples, estando disponível para Android na versão 4.0.3 ou superior.


undefined


Network Scanner

Esta é uma solução completa para quem precisa gerir a sua rede Wi-Fi, encontrando os dispositivos “invasores”. Este recurso identifica que o seu router, computador pessoal, smartphones e os aparelhos “suspeitos” ou desconhecidos. Esta app permite ainda aceder a alguns dados avançados, como por exemplo, a intensidade do sinal wireless, informações de DNS e IP. Para além disso, disponibiliza funções para reconhecer um IP específico, ativar notificações e compartilhar os resultados. O Network Scanner é compatível com Android 4.0.3 ou superior.