:
:
:

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

REGISTE-SE

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

Blog

Qual é mais Resistente à água?

Smartphones

28 Fevereiro 2017

Qual é mais Resistente à água?

Qual é mais Resistente à água?

O iPhone 7 tem IP67, no entanto o Samsung Galaxy S7 tem IP68. O que significa? Qual deles é o mais resistente?


Nota: já foi lançado o novíssimo Samsung S8 veja aqui


Para responder a esta questão temos primeiro que perceber o seguinte, o algarismo das dezenas diz respeito ao nível de protecção em relação ao pó, enquanto que o algarismo das unidades informa sobre o grau de resistência à água e à pressão.


Assim, quer o iPhone 7 quer o Samsung S7 têm o mesmo grau de resistência ao pó - o máximo que existe hoje em dia: grau 6, o que significa que é à prova de pó (totalmente).


A diferença entre o iPhone 7 e o Samsung S7 está no algarismo das unidades que indica a resistência à água e nível de pressão (profundidade da água).


O iPhone 7 tem grau 7 o que significa que este smartphone confere protecção contra a água até 1 metro de profundidade e no máximo de 30 minutos. Claro, que isto não quer dizer que ao minuto 31 o smartphone “morreu afogado”, simplesmente, passou no teste de imerso em 1 metro de água durante 30 minutos.


Por outro lado, o Samsung S7 tem uma avaliação de 8 neste campo o que indica que tem uma protecção de imersão em água numa profundidade superior a 1 metro. O IP em si não informa sobre quanto tempo nem que profundidade especificamente. Aqui temos de ver o que a marca indica sobre este tema. A Samsung afirma que o Galaxy S7 pode ir até 1.5m de profundidade até 30 minutos.


Não fiquem desconfiados por verem a porta USB e o conector para os auriculares abertos, as marcas descobriram uma solução de selar os componentes internos sem terem de fechar estas entradas.


Neste “concurso” da resistência à água quem ganha é o Samsung S7. Claro que ambos os equipamentos têm uma resistência elevada à água, mas, isso não significa que conseguimos funcionar com eles a 100% debaixo de água. Muito dificilmente iremos conseguir funcionar com o touchscreen, mas, iremos conseguir tirar fotografias debaixo de água utilizando o botão de atalho rápido.


Assim, se estivermos na casa de banho a enviar mensagens e o smartphone cair na sanita (espero que depois de puxarem o autoclismo) qualquer um destes smartphones vai provavelmente sobreviver. O mesmo acontecerá se o levarmos para a banheira connosco e ele cair dentro do nosso relaxante banho de imersão. Muito provavelmente, mesmo se saltarmos para dentro de uma piscina com o nosso smartphone ele irá sobreviver!


É importante termos em mente que resistente à água não significa que seja à prova de água e que a água que falamos é água doce. A água do mar tem efeitos não desejados nos nossos smartphones , como a sua morte prematura.