:
:
:

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

REGISTE-SE

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

Blog

Que sistemas operacionais conhece?

Smartphones

23 Janeiro 2017

Que sistemas operacionais conhece?

Que sistemas operacionais conhece?

É do conhecimento geral, que o Windows da Microsoft é o sistema operativo de eleição. Contudo, há “vida” para além da Microsoft e, como tal, convém relembrar as opções que existem no mercado ou que ainda estão em fase de desenvolvimento. Nem todos procuramos o mesmo, tendo em vista o desempenho de um computador, por isso é sempre bom termos em mente outros SOs que podem vir de encontro às nossas exigências ou expectativas futuras.


EndlessOS


Matt Dalio foi o programador que criou o EndlessOS, sistema operativo com base no Linux, de tecnologia barata, ótimo para dispositivos de baixo custo, cada vez mais populares nos dias que correm. A especialidade do programa está relacionada com os conteúdos offline e aplicativos educativos, que não requerem uma ligação com a internet para funcionarem.  Toda a experiência de usuário é simples e fácil, tudo para que qualquer pessoa, mesmo aquela que nunca utilizou um computador na vida, consiga  adaptar-se e aproveitar.

EndlessOS é especialmente vantajoso para pessoas com alguma dificuldade financeira, sem possibilidade de estarem constantemente ligados à internet, já que é de uso gratuito, assim como todas as atualizações futuras e grande parte das apps.


undefined


eComStation


O eComStation, que já foi conhecido como OS/2, foi lançado na mesma altura que o Windowns 95, tendo surgido de uma parceria entre a IBM e a Microsoft. Entretanto, a empresa fundada por Bill Gates abriu mão do sistema, tendo passado o mesmo para a alçada da International Business Machines Corporation.

Durante um período em que se tornou um concorrente direto do OS da Microsoft, o OS/2 foi adquirido pela Serenity Systems, passando a designar-se eComStation, passando a apresentar uma série de modificações e melhorias.


Este sistema multitarefa preemptivo, capaz de processar diversos programas ao mesmo tempo, sem que o sistema pare ou bloqueie apenas porque um programa tenta invadir a área de memória de outro, é um sistema extremamente confiável, muito mais seguro que a maioria das versões do windows.

Pode testar o eComStation, de forma gratuita através do site da eComStation.


undefined


Haiku


O Haiku é um programa de código aberto, rápido, eficiente, simples de usar e aprender, e que está direcionado para os computadores pessoais. Foi inspirado no BeOS (Be Operating System) e está em fase Alfa de desenvolvimento.

Haiku desenvolve kernel, drivers, serviços, ambiente gráfico, entre outros, garantindo assim uma estabilidade única, funcionando em equipamentos antigos.

Este sistema foi totalmente desenhado a pensar em multi-processamento paralelo com vista a uma maior eficiência com COUs multi-processador/core, possuindo uma interface unificada e coesiva.


undefined



ReactOS


Este sistema operativo de software livre e de Código Aberto, que não usa o Linux como base, é baseado na arquitetura do Windows NT. A ideia chave do ReactOS é tentar utilizar o Windows como um SO aberto, tornando-se assim compatível com todas as aplicações e drivers do sistema operacional da Microsoft.

Ainda em fase Alfa de desenvolvimento, o ReactOS, tem como propósito torna-se compatível com o Windows Server 2003, sendo a opção ideal para quem quer mudar de ares, mas sem levantar grandes voos. Este sistema operativo, em aparência e traços predominantes, mas faz lembrar o bom e velho SO de Bill Gates.


undefined


Syllable


O Syllable nasceu de uma comunidade online e foi desenvolvido a pensar em computadores x86. Esta comunidade online usou o código-fonte criado pelo norueguês Kurt Skauen, com o nome de AtheOS, e criou um sistema operativo de leveza e rapidez impressionantes, de fácil utilização para usuários domésticos e pequenos escritórios. A especificação recomendada para rodar o Syllable, é um processador Pentium com 32 MB de RAM…leu bem, megabytes e não gigabytes!

Mesmo não tendo tantos atrativos como outros sistemas operacionais “independentes”, o Syllable é a escolha perfeita para quem pretende usar um PC antigo, mas com um SO de arquitetura mais moderna e extremamente veloz.


Android


É um facto. O Android não serve apenas como sistema operacional de smartphones, podendo ser instalado em notebooks comuns e até desktops. Apesar da impossibilidade de abrir alguns aplicativos, a verdade é que muitos já tinham tentado emular o Android, como é o caso da Intel. Mesmo fora do seu habitat natural, os dispositivos móveis, a verdade é que o programa roda bem, sendo por isso uma alternativa a ter em mente.


SkyOS


Ao contrário da maioria dos sistemas operacionais referidos, o SkyOS não apresenta código aberto. O sistema é de conteúdo pago, obedece ao padrão POSIX, possui bibliotecas GTK, bem como ferramentas GCC, facilitando assim o porte de aplicações Linux / UNIX. Entre os seus recursos, podemos destacar o suporte ao sistema de arquivos de 64 bits.

Em 2009 o seu desenvolvimento foi interrompido, contudo, ainda é possível obter gratuitamente a sua última versão Beta, para testes.


ChromeOS


É o sistema operacional da Google, feito com base em Linux e que está presente nos Chromebooks. Funciona como uma versão expandida do navegador Chrome e, apesar de ser um sistema muito dependente da ligação com a Internet, é leve, rápido e bastante intuitivo.

No caso de não ter um Chromebook, basta usar o Chromium OS, já que a versão de código aberto pode ser instalada em qualquer computador.