:
:
:

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

REGISTE-SE

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

Blog

Guia para comprar o seu Smartphone

Smartphones

06 Dezembro 2018

Guia para comprar o seu Smartphone

Guia para comprar o seu Smartphone

Guia para escolher o seu Smartphone

A variedade é imensa, pelo que escolher um smartphone é muitas vezes uma tarefa difícil. O ComparaJá.pt, comparador gratuito de pacotes com Internet, Telefone e TV, procurou facilitar a tarefa e fez um infográfico com as principais características a ter em atenção na altura de escolher este gadget essencial.



Escolher a melhor câmara

Na câmara do seu smartphone há dois termos que vai ter que “decorar”: sensor e magapíxeis. O sensor é o “coração” da câmara e, se este for bom, então vai capturar melhor a imagem. É algo a questionar-se quando adquire um telemóvel com finalidade de tirar boas fotografias. Uma câmara com mais píxeis, mas com um sensor menor pode ser ultrapassada por outra com menos píxeis e com maior sensor.

Por outro lado, existem os chamados megapíxeis referentes à contagem dos píxeis. É o que, nas características do smartphone, está indicado como “MP”. Com 12MP pode, por exemplo, imprimir uma imagem de 11 x 24. Portanto, tendo sempre em atenção ao sensor e o seu tamanho, mais megapíxeis significam maior qualidade.

Depois deve, claro está, olhar à lente e ao zoom, que já são características muito específicas para quem quer mesmo utilizar este gadget para se tornar num fotógrafo.



A “máquina” por detrás: o processador do smartphone

Escolher o processador é essencial para o bom desempenho do smartphone. Há vários tipos, alguns já descontinuados, que vão do Single Core ao Octa Core. Este Core é o “cérebro” que processa toda a informação e, logicamente, quanto maior, mais informação processa.

Por exemplo, o Single Core só tem um núcleo (Core), enquanto o Octa Core tem oito núcleos e, como tal, um desempenho melhor. Agora, tudo depende também da memória deste gadget, uma vez que é importante conjugar um bom processamento com uma boa memória para ter um bom desempenho no seu smartphone. No entanto, algumas reviews indicam que, pode até nem haver uma grande diferença, entre ter, por exemplo, um Quad Core (4 núcleos) ou um Octa Core.



Pense na bateria

Se acha que é uma chatice estar sempre a carregar o telemóvel, então deve escolher bem a autonomia do mesmo através da sua bateria. Um artigo da Digital Trends elencou alguns dos gadgets com melhor performance nesta área: o Huawei P20 Pro é um dos exemplos dados. É um smartphone com uma capacidade de bateria de  4,000 mAh, uma das maiores do mercado.



A memória é um dos fatores mais importantes

Para quem é fã de apps, e utiliza muitas simultanemante, é importantíssimo atentar na memória do seu smartphone. É a memória RAM (Random Access Memory) e indica quantos dados o computador ou gadget pode armazenar na sua memória recente.

Assim sendo, quanto maior a RAM, maior também o poder de processamento. Por isso mesmo, para quem mantém muitas apps a correr, ter uma boa RAM é essencial. Mas cuidado, mais RAM pode também significar um maior consumo de Internet. Há cada vez mais smartphones com boa RAM. Se nos primórdios dos Android a RAM era de 192MB, agora encontram-se equipamentos com 6GB como o Samsung Note 9.

Pelo contrário, o armazenamento ROM (Read Only Memory) serve para armazenamento de longo prazo num smartphone. É esta memória que contém o sistema operativo e as aplicações pré-instaladas.



Para que serve o sistema operativo do smartphone?

O sistema operativo de um smartphone  é essencialmente o software que permite executar as aplicações e os programas do mesmo. De certeza que já ouviu falar no Android e no iOS, pois estão presentes na vasta maioria dos smartphones do mercado. O primeiro foi desenvolvido pela Google, enquanto o segundo é o que vêm nos iPhones da Apple.

Cada um tem os seus pontos fortes e pontos fracos, sendo que o Android é “perfeito para personalização e liberdade”, enquanto “iOS da Apple é perfeito para quem gosta de simplicidade e ecossistema”.



O tamanho importa?

As dimensões de um smartphone impactam a escolha do mesmo. Há quem prefira os smartphones mais pequenos, que cabem facilmente no bolso e há quem vá para os chamados Phablets (como os novos iPhones XS Max com tamanhos de 143,6 mm x 70,9 mm x 7,7 mm). Enquanto os primeiros primam pela facilidade no transporte (cabem perfeitamente no bolso das calças), os segundos permitam uma melhor utilização do ecrã, nomeadamente, para a visualização de vídeos. Tenha também atenção à resistência do seu smartphone (ou iPhone), para não ter que estar mais tarde a ter que mandá-lo reparar.

 



Deixe o seu comentário sobre esta notícia

O seu formulário foi submetido com sucesso.
O endereço de email que inseriu não é válido. Corrija por favor. Obrigado.
* Campos obrigatórios
Newsletter
Conheça os espaços e compre o conjunto
Preencha o formulário com os dados pretendidos e receba todas as novidades, promoções e notícias da sua marca preferida.
Ocorreu um erro na atualização dos seus dados. Por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.