Blog

Truques&Dicas

❮ Voltar

5G

Já falta pouco para podermos dar as boas-vindas ao 5G

15 de Fevereiro de 2017 De 4gnews

❮ Voltar

A tecnologia evolui a cada dia e, desde que começamos a comunicar diariamente com os nossos dispositivos, há algo que lhes é completamente indispensável. Pelo menos, para a sua maioria: Internet.


Contudo, visto que grande parte das nossas ações são praticadas fora de casa, essa palavra tão vasta, Internet, submete-se a uma outra que, embora não tão abrangente, é sem dúvida parte dessa: Rede Móvel. Desde o tempo dos telemóveis, isto é, telefones não inteligentes, que já usávamos dados móveis para realizar pequenas tarefas simples.


O 2G deu lugar ao 3G, utilizado por várias pessoas em todo o mundo, e o 3G ao 4G. Mas será que esta família se ficará por aqui? Claro que não. O 5G será a próxima realidade que, de acordo com o seu nível de desenvolvimento, não deverá estar muito longe do público comum.


A segunda questão é: que diferença nos trará, enquanto consumidores, o 5G face ao 4G? Pois bem, podem destacar-se três grandes diferenças que culminam num horizonte belo e risonho para o mundo tecnológico.


undefined


A primeira, sem dúvida, o seu preço. Isto é, o custo que nos é cobrado pela sua utilização. Mostram os estudos que, no campo tecnológico, à medida que o tempo avança, os custos para a obtenção e consequente compra de um ou outro produto/serviço vai sendo cada vez menor. Imagine-se os Drones. Há 5 anos ninguém, passe a expressão, teria capacidade para adquiri-los. Hoje não é essa a realidade.


Desta forma, também a tecnologia 5G deverá tornar-se bem mais barata para os consumidores do que a 4G e restantes. Se pensarmos bem, antigamente, há meia dúzia de anos, apenas os empresários utilizavam Internet no telemóvel. Atualmente, as crianças usam Internet no smartphone, com dados da sua operadora.


Em segundo lugar, os dados móveis, quando ativados, levam a que a bateria do dispositivo no qual os utilizamos comece a voar. Mais do que quando ligados a uma rede Wi-Fi, a rede móvel consome enormes recursos aos smartphones e tablets. Essa, sem dúvida, deverá ser outras das melhorias que o 5G deverá trazer ao mundo tecnológico.


Em terceiro, é fácil lembrarmo-nos daquela casa que temos na Serra da Estrela, por exemplo, onde o sinal de rede era fraco. Era, disse e sublinho, era. Era fraco quando utilizávamos rede 2G ou 3G. Hoje em dia, na mesma casa, o sinal de rede é bem mais forte e já não é preciso subir ao último andar da mesma para poder atualizar o feed de notícias ou ver as fotografias dos amigos no Instagram.


undefined


Deste modo, com o 5G, mais do que em qualquer outro momento na história da rede móvel, as diversas operadoras deverão ser capazes de cobrir o maior número de área geográfica possível do globo. Isto até porque a sua distribuição será mais simples de ser executada do que em qualquer outro momento.


Por fim, ao olhar para este último ponto, vemos que o 5G poderá culminar em algo bastante importante. Porquê? Porque, maior cobertura de rede, leva a mais dispositivos ligados. Mais dispositivos ligados, conduzem a maior inovação. Isto é, quanto mais ligados estiverem os vários gadgets que utilizamos diariamente, mais novidades surgirão. Necessidades, também essas novas e até aí desconhecidas, serão criadas e isso levará à criação e inovação dos mais variadíssimos produtos.


É por isso que, embora não pareça, o 5G, que chegará ao quotidiano a partir de 2020, será tão importante.

Deixe aqui a sua opinião

Campos de preenchimento obrigatório. *

O endereço de email que inseriu não é válido. Corrija por favor. Obrigado.

O endereço de email que inseriu não é válido. Corrija por favor. Obrigado.

O endereço de email que inseriu não é válido. Corrija por favor. Obrigado.

Obrigado pelo seu comentário.