Blog

Smartphones

❮ Voltar

Abertura Ótica

Sabe o que significam os números que vê a seguir à indicação dos megapixeis de uma câmara?

17 de Janeiro de 2017 De Patrícia Vasconcelos

❮ Voltar

Se este é um tema comum para quem compra câmaras fotográficas, a abertura da lente da câmara fotográfica de um smartphone começa agora a ser um foco de discussão na guerra dos smartphones topos de gama.

 

Efectivamente, se outrora a guerra era de megapixéis, todos se devem lembrar que tudo começou com câmaras fotográficas VGA. Aos poucos fomos subindo, começando nos 2 megapixéis e nos dias de hoje encontramos smartphones com 23 megapixéis. Se assim é, porque têm o iPhone 7 e o Samsung Galaxy S7 uma câmara de 12 megapixéis? Pois bem, porque a guerra deles agora é outra: Abertura Óptica.

undefined

Todas as máquinas fotográficas têm uma abertura de lente sendo através desta abertura que a mensagem é passada para capturar a fotografia ou o vídeo. Quanto mais pequena a abertura, melhor a qualidade da imagem. É tão simples como isto! Isto porque quanto menor a abertura, menos luz entra na ocular e consequentemente maior profundidade de distância com nitidez consegue apanhar. Ou seja, quanto maior a abertura de lente menos focada será a imagem.


De momento o smartphone com menor abertura no mercado é o do Samsung Galaxy S7 e S7 Edge com f/1.7 seguindo-se o iPhone 7 e iPhone 7 Plus com uma abertura de f/1.8.

undefinedundefined


 

Certamente, a Samsung ficará ainda mais à frente nesta guerra em meados de Março com a entrada do S8, no mercado. Pelo menos até Setembro quando for lançado o novo iPhone 7S!

Deixe aqui a sua opinião

Campos de preenchimento obrigatório. *

O endereço de email que inseriu não é válido. Corrija por favor. Obrigado.

O endereço de email que inseriu não é válido. Corrija por favor. Obrigado.

O endereço de email que inseriu não é válido. Corrija por favor. Obrigado.

Obrigado pelo seu comentário.